domingo, 22 de janeiro de 2012

Conotativo e Denotativo

Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente.
Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente. Este recurso é muito explorado na Literatura.
A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia, etc.

Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.

O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção

Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

sábado, 14 de janeiro de 2012

Início das Aulas

De acordo com o calendário acadêmico da instituição 2012.1, as aulas retornarão no dia 13 de fevereiro de 2012.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Voltar Atrás

A linguagem informal é usada frequentemente. Na fala, estamos o tempo todo fazendo uso desse tipo de fala. Claro que na escrita, falar deve ser comportadamente. Muitas vezes falamos de qualquer jeito apenas por brincadeira. Mas devemos ter cuidado para não levar essa brincadeira a público.
Nos sites e blogs é comum vermos personalidades se expressando como se estivesse em casa ou numa roda de amigos. Até mesmo as notícias utilizam expressões que deveriam ser evitadas. É o caso das redundâncias, por exemplo.
Em um site famoso, estava estampada a seguinte notícia: "Justiça volta atrás e autoriza obra de Belo Monte". Se formos levar em consideração que voltar é ir para trás, a expressão atrás não deveria entrar "na história". Não se pode voltar para frente. O mesmo ocorre com "fazer planos para o futuro". Sempre planejamos para que algo aconteça, não podemos planejar o que já aconteceu.
A redundância é quando dizemos a mesma coisa duas vezes, mas com palavras diferentes. Em textos oficiais, como redação de concurso, de escola e de exame vestibular ou documentos, a redundância deve ser evitada.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vestibular UFRN 2012 - Resultados

Nesta quarta-feira (04/jan/12), a Comissão Permanente de Vestibular da UFRN - COMPERVE, divulgou às 13h00min, a lista com os aprovados no Vestibular 2012. A aluna do curso de Pedagogia 1NA, Tássia Barreto, foi aprovada! Opção: Pedagogia. Parabéns Tássia, estamos felizes por sua aprovação e tristes devido a sua ausência em nossa turma. Visto que é o melhor para você, vá em frente. Deus a abençoe! Parabéns...
Listagem e link abaixo, confiram: